ESTADO DO ENTORNO: Célio Silveira vai apresentar o projeto

Uma consultoria está fazendo um estudo sobre a viabilidade do novo Estado

Foto: Pedro: Paulo

O deputado federal Célio Silveira, do PSDB, encomendou um estudo a uma consultoria sobre a viabilidade da criação do Estado do Entorno. “Concluído o estudo, provada a viabilidade, vou apresentar um projeto para a criação do Estado”, afirma o líder tucano.

Célio Silveira diz que vários deputados federais de Goiás e do Distrito Federal apoiam a criação do Estado do Entorno. “A região pode crescer com a criação do Estado”, aposta.



O Estado do Entorno é uma proposta para uma nova unidade federativa do Brasil, baseada no Projeto de Decreto Legislativo que será apresentado pelo deputado Célio Silveira. Desmembrar-se-ia dos atuais estados de Goiás e Minas Gerais, sua capital seria o hoje município de Luziânia. A maior parte do estado e da população seria a parte de Goiás. 

O principal objetivo é promover desenvolvimento das cidades do chamado Entorno, localizado com municípios de Goiás e Minas Gerais. Pois, a região sofre com o crescimento desordenado, aumento da violência e péssimo atendimento social. 

Impacto Regional
A criação deste novo estado não é bem vista por muitos, principalmente pela Administração do Estado de Goiás, visto que pela 4º vez na historia, Goiás teria seu território reduzido, visto que este fato já aconteceu, na transferência da soberania sobre o triangulo mineiro a Minas Gerais, na criação do estado do Tocantins e na criação do próprio Distrito Federal.

Com um impacto bem menor em seu território, a Administração do estado de Minas Gerais também se põe contra a perda de "importantes" municípios.

Outras Propostas Paralelas
Há também além desta a proposta de simples incorporação das cidades do Entorno do Distrito Federal que pertencem a Goiás, passando as para o território do Distrito Federal e transformando estes municípios em regiões administrativas do Distrito Federal, com certeza essa incorporação seria bem aceita pela população do entorno (região metropolitana do DF).
Compartilhar

Por: Movimento dos Comunicadores do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário