EMPREENDEDORISMO: Ferragens Pinheiro é referência de como crescer em tempos de crise

Relacionamento entre cliente e funcionário, novos modelos de gestão e estratégias
impulsionam o crescimento da empresa 

Foto: Pedro Paulo.

Brasília está entre as capitais que sofrem com a alta nos preços relativos a materiais de construção, equipamentos e serviços. A situação é delicada em todos os setores, no entanto, é preciso buscar alternativas que garantam uma maior estabilidade do negócio.

Para a diretora-executiva da Ferragens Pinheiro, Janine Brito, ter a noção do momento em que se deve procurar por uma readequação é essencial para que qualquer empresa se mantenha atuante no mercado. Atenta a essa exigência em relação à dinâmica de seus negócios, a Pinheiro – empresa que atua há mais de cinco décadas no Distrito Federal – priorizou o relacionamento entre funcionário e cliente, seja na oferta de serviços, nos produtos ou até mesmo na estrutura das duas lojas.

“Trabalhando juntos, em prol do bem comum, podemos contribuir e muito para o sucesso do negócio e satisfação dos nossos clientes”, declara. Reagir aos tempos de crise demanda mais esforço, principalmente na atuação dos colaboradores, que precisam ter produtos, preços e argumentos consistentes para convencer o cliente a comprar.

Outro fator importante é a capacitação profissional dos atendentes. Para a empresária, o segredo é deter a informação para conquistar a atenção do outro. “Se o cliente chegou até a loja, eu preciso me preocupar com o que ele busca e, então, sugerir a melhor solução de compra. A mensagem precisa ser a certa já na primeira tentativa”, acrescenta.

A diretora executiva ainda afirma que os empresários que não ficam atentos às oportunidades, perdem espaço e credibilidade no mercado. Em dez anos, a Pinheiro triplicou a sua carta de produtos, oferecendo peças – de todos os tipos de aço – intimamente ligadas ao ramo da construção civil.

Médias empresas estão mais fortes – Enquanto as recessões afetam o ânimo dos grandes empresários, os médios vão além e buscam estratégias de crescer com a crise. Embora essas empresas encontrem dificuldades de se estabelecer na praça, elas aprendem a gerenciar suas crises com criatividade e ganham cada vez mais espaço no mercado.

Pioneira na cidade, a Ferragens Pinheiro se destaca na capital do país. A empresa ganhou notoriedade no DF, após passar por uma série de transformações no seu modelo de gestão. “Uma empresa que não planeja suas ações em longo prazo, não está preparada para enfrentar o mercado”, afirma Janine Brito.

A empresa onde a empresária trabalha foi fundada pelo pai em 1960. O que começou com um pequeno espaço em uma área comercial de Taguatinga (DF), com cerca de cem produtos para comercialização, transformou-se em um empreendimento, localizado em duas importantes áreas comerciais no DF, sendo uma área com mais de 10 mil m², composta por um estoque com mais de dois mil produtos, e outra loja com 3.600 m² no SIA. “O crescimento da Pinheiro é notório, mas foi preciso muito esforço para chegarmos até aqui”, observa Janine.

Sobre a Ferragens Pinheiro - Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

Fonte: Redação.
Compartilhar

Por: Movimento dos Comunicadores do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário