Encerramento do curso de governança pública teve desafio lançado

Objetivo foi sensibilizar servidores a praticarem e disseminarem a boa governança

Resultado de imagem para governança pública
A quarta e última turma do curso de governança pública para servidores, que aconteceu ontem (27/05) no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), propiciou aos participantes momentos de rico aprendizado. Segundo Cristiane Nardes, Secretária-Executiva de Governança e Compliance e uma das idealizadoras do curso, “com o que aprenderam os servidores estão aptos a aplicar no dia a dia os conceitos de governança e reconhecer os mecanismos de inovação para o setor público, ferramentas capazes de facilitar o trabalho e melhorar o desempenho”.

O Vice-Presidente da CLDF, Deputado Rodrigo Delmasso, fez a abertura e falou sobre a importância das boas práticas de governança, principalmente na mudança cultural.

Na sequência o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Luis Afonso Gomes Vieira, fez esclarecimentos sobre o Decreto 39.736, de 29 de março de 2019, que instituiu a Política de Governança e Compliance no DF e a importância do Conselho de Governança Pública (CGOV) no monitoramento e avaliação das políticas públicas. Outro tema abordado por ele foi liderança, estratégia e controle, que são os pilares da boa governança.

Já o auditor do TCU Claudio Cruz, expôs alguns dados do trabalho realizado pelo tribunal com 500 empresas com o tema governança, para entender se elas têm maturidade de liderança, estratégia e controle.

A manhã contou ainda com a explanação do Ministro Augusto Nardes sobre governança no cenário federal, auditoria nas áreas mais sensíveis como saúde e educação, e falou ainda sobre regularização fundiária. A principal mensagem deixada pelo Ministro é a importância de a governança ser aplicada sempre com mudança cultural. “Se for bem aplicada no GDF, será exemplo para outros estados e os servidores deixarão um legado para as próximas gerações”, diz.

Ao fazer o encerramento da manhã, o Deputado Delmasso lançou um desafio a todos os presentes. “Para que a gente mude, temos que praticar a mudança. Temos que repetir a boa governança durante 21 dias. Depois disso, consegue-se uma mudança cultural”.

No período da tarde a Secretária-Executiva de Governança e Compliance Cristiane Nardes, a Subsecretária de Compliance Mariana Montenegro, o Subsecretário de Governança e Inovação Roberto Pojo e os Assessores Especiais Paulo Medeiro e Rodrigo Ramos fizeram um grande apanhado dos temas Governança, Compliance, Gestão de Riscos e Inovação.
Compartilhar

Por: Paulo Melo

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

0 comentários:

Postar um comentário