Sinfônica comemora nascimento de Otorrino Respighi

Há 140 anos nascia compositor italiano, ainda pouco conhecido no Brasil. Mário Leotta será o regente 

Resultado de imagem para Otorrino Respighi
Um concerto italiano que homenageia Roma na leitura de um grande compositor, pouco conhecido no Brasil, Otorrino Respighi, nas celebrações dos 140 anos de seu nascimento em Bolonha (1879-1936). É o que apresentará a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) na terça-feira, 3, no Cine Brasília.

“Trazer a relevante obra de Respighi é uma satisfação, sobretudo pela extrema qualidade e vivacidade de suas composições”, diz o maestro da Sinfônica, Cláudio Cohen, que cederá a batuta nesse concerto ao colega italiano Mário Leotta. A apresentação é produto de parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a embaixada da Itália.

No programa, três peças de Respighi, compositor, maestro, musicólogo, professor universitário, violista, violonista e pianista, associado ao romantismo tardio: Pini di Roma (Os pinheiros de Roma), Gli Uccelli (Os pássaros) e a Suíte n.3 em estilo antigo.

Em Os pássaros (1927), o compositor italiano parte de evocações de animais por autores dos séculos XVII e XVIII. São representados a pomba, um andante (andamento mais lento) que termina em alegro (alegre e ligeiro), a galinha, outro alegro, o rouxinol, um andante moderado e, no movimento final, o cuco, com alternâncias de andamentos para preparar volta do tema inicial.

Maestro que conduz a Sinfônica na terça, Mário Leotta considera Respighi um dos compositores italianos mais importantes e apreciados dos 900. “No entanto, é pouco conhecido. Ele tem uma grande personalidade e merece maior visibilidade”, conta Leotta.

Sobre sua primeira viagem ao Brasil, o maestro diz que a impressão que tem é de um povo maravilhoso, que lembra as regiões do sul da Itália. “Eu venho da Calábria, e as pessoas lá são muito parecidas com as brasileiras, hospitaleiras e apaixonadas. Estou feliz por estar aqui e espero voltar muitas vezes”.

Serviço

Concerto Italiano

Dia 3/12, às 20h

Pini di Roma (Os pinheiros de Roma)

Gli Uccelli (Os pássaros)

Suíte n.3 em estilo antigo

Regência: Mário Leotta

Entrada franca

Acesso por ordem de chegada até lotação do espaço. Os portões são abertos às 19:15 para idosos e pessoas com deficiência e às 19:30 para o público em geral.

Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107

Dúvidas e informações: 2017-4030
Compartilhar

Por: Paulo Melo

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

0 comentários:

Postar um comentário