Pesquisa do Ibope mostra Arruda com 32%, Agnelo com 17% e Rollemberg com 15%

Ex-governador aparece com 32% das intenções de voto, contra 17% do petista, que está empatado tecnicamente com Rollemberg (15%). Os números são do Ibope

Divulgada nesta quarta-feira (30/07), a pesquisa Ibope para o Governo do Distrito Federal traz o ex-governador José Roberto Arruda na liderança das intenções de voto. Arruda vem à frente, com 32%, seguido pelo governador Agnelo Queiroz (PT), com 17%, e pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%. Nesse cenário, Agnelo e Rollemberg estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.


Toninho do PSOL aparece com 6%, Luiz Pitiman (PSDB) tem os mesmos 6% e Perci Marrara (PCO) surge com 1%. Assim, haveria um segundo turno nas eleições do DF, uma vez que a soma dos demais candidatos é superior à do líder, Arruda. Brancos e nulos resultaram em 13% e há 10% de indecisos.

A pesquisa foi feita entre 26 e 28 de julho, com 1.204 eleitores do DF, e também apontou os índices de rejeição de cada candidato. Nesse quesito, Agnelo está à frente, com 46% de rejeição; Arruda tem 32% e Toninho do PSOL, 9%.



Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra o ex-governador José Roberto Arruda (PR) com 32% das intenções de voto para o governo do Distrito Federal. Em seguida, aparecem o governador Agnelo Queiroz (PT), com 17%, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%, Toninho do PSOL (PSOL), com 6%, o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 6%, e Perci Marrara (PCO), com 1%. 

Na pesquisa desta quarta, Arruda tem 13 pontos percentuais a menos que a soma de todos os outros candidatos (45%). O segundo turno ocorre sempre que nenhum dos candidatos alcança mais do que a soma dos demais adversários.


Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a primeira do Ibope após o registro das seis candidaturas a governador no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 5.


Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):


- Arruda (PR): 32%
- Agnelo (PT): 17%
- Rpllemberg (PSB): 15%
- Toninho (PSOL): 6%
- Pitiman (PSDB): 6%
- Perci (PCO): 1%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 10%


O Ibope fez a pesquisa entre os dias 26 e 28 de julho. O instituto ouviu 1.204 eleitores em todo o Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se for levada em conta a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.


A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00267/2014.


Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), 18% mencionaram Arruda. Veja abaixo:


- José Roberto Arruda (PR): 18%
- Agnelo Queiroz (PT): 11%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 5%
- Toninho do PSOL (PSOL): 2%
- Luiz Pitiman (PSDB): 2%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabe/não respondeu: 46%


Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Agnelo Queiroz tem a maior rejeição e Rollemberg, a menor:
- Agnelo Queiroz (PT): 46%
- José Roberto Arruda (PR): 32%
- Toninho do PSOL (PSOL): 9%
- Luiz Pitiman (PSDB): 9%
- Perci Marrara (PCO): 8%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 7%
- Poderia votar em todos: 3%
- Não sabe/não respondeu: 16%


Expectativa de vitória
De acordo com o Ibope, 38% dos entrevistados (independentemente da intenção de voto) acham que o futuro governador do Distrito Federal será José Roberto Arruda; 26% opinaram que será Agnelo Queiroz; 8% acreditam que será Rollemberg.


Intenção de voto para presidente no DF
O Ibope também apurou a intenção de voto para presidente da República no Distrito Federal. Veja o resultado:
- Aécio Neves: 27%
- Dilma: 26%
- Eduardo Campos: 11%
- Pastor Everaldo: 5%
- Luciana Genro: 1%
- Zé Maria: 1%
- Eduardo Jorge: 1%
- Outros com menos de 1% (Eymael, Levy Fidelix, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta): 1%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabe/não respondeu: 13%


Nota de esclarecimento
O Ibope divulgou na noite desta quarta-feira (30) uma nota de esclarecimento sobre os ajustes na pesquisa de intenção de voto no Distrito Federal. Leia abaixo a íntegra da nota:


30 de julho de 2014


ESCLARECIMENTO SOBRE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS HOJE


O IBOPE Inteligência vem a público esclarecer que disponibilizou equivocadamente à TV Globo uma versão preliminar do relatório, cujos resultados não estavam concluídos. As perguntas de intenção de voto para Governador, Senador e Presidente apresentam pequenas diferenças em relação ao resultado definitivo, de apenas um ou dois pontos percentuais, sem portanto alterar o ranking dos candidatos neste levantamento.


INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR
- Arruda: 32%
- Agnelo Queiroz: 17%
- Rollemberg: 15%
- Luiz Pitiman: 6%
- Toninho do PSOL: 6%
- Perci Marrara: 1%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 10%


Intenção de voto para Senador
- Reguffe: 31%
- Magela: 16%
- Gim Argello: 13%
- Sandra Quezado: 2%
- Aldemário: 1%
- Expedito Mendonça: 1%
- Robson: 1%
- Jamil Magari: 1%
- Branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 16%


Intenção de voto para Presidente
- Aécio Neves: 27%
- Dilma: 26%
- Eduardo Campos: 11%
- Pastor Everaldo: 5%
- Luciana Genro: 1%
- Zé Maria: 1%
- Eduardo Jorge: 1%
- Outros com menos de 1% (Eymael, Levy Fidelix, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta): 1%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabe/não respondeu: 13%

Compartilhar

Por: Movimento dos Comunicadores do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário